segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Startup Weekend: Vencemos!

6 comentários

            Nesse final de semana (+ segunda-feira) nós tivemos o Startup Weekend da Abril. Foi-nos proposta a resolução de 7 diferentes problemas da Abril, e logo então seríamos apresentados ao esquema de trabalho da Startup Weekend.


O primeiro dia começou com uma palestra do responsável pelo evento aqui na Abril. Uma rápida revisão dos temas foi feita e logo começaram as dinâmicas (irk!) de grupo. A primeira novidade veio no "pitch", que é uma forma rápida de expor as suas ideias sobre determinado assunto. No caso, tínhamos 60 segundos para elaborar nossa proposta diante do público e nomeá-la, para mais tarde passarmos para a votação.

A dinâmica seguiu assim:
a) Pitches - Apresentação rápida das propostas
b) Votação - Ganhamos 3 adesivos para distribuirmos entre as propostas (que foram penduradas na parede em cartazes)
c) Seleção dos Organizadores - Eles escolheram as propostas que lhes interessaram mais
d) Formação de equipes - Juntamo-nos às ideias que mais gostamos e formamos equipes de 3 a 8 pessoas.

E pronto! Daí em diante começamos uma reunião para decidir como funcionaria a ideia de cada um. Eu me juntei ao grupo de aproximação da marca da Você S/A dos grupos de renda mensal baixa, e daí em diante começamos a nossa programação.


(Coffee-break )


Bem cedinho nós tivemos um Coffee Break com salada de frutas, sucos, sanduíches, brigadeiros, docinhos e tortas! <3

Às 9h começou a exposição do modelo de trabalho com Canvas, que pode ser visto nesse vídeo abaixo:



O lance é usar um modelo em cartaz como guia de organização das ideias, e fazer uso de Post-it para dar maleabilidade às ideias. Como é possível movê-los de lugar o tempo todo, você não precisa ficar apagando e refazendo, mas guardá-los em algum canto caso seja necessário um reaproveitamento.

Clique para expandir

Confesso que fico bem empolgada em aprender essas novas estruturas de trabalho, mas admito que ela não serve para os projetos nos quais eu costumo me envolver. Eu prefiro estruturas mais rascunhadas (?), coisas que eu mesma posso fazer no papel com desenhos e gracinhas. Esse negócio de post-it nunca funcionou pra mim. Hahaha! Mas certamente há algo disso que posso absorver e incorporar no meu trabalho.

A conversa saltou para a "validação", que é um processo em que vamos perguntas às partes de interesse (público ou empresas que pretendemos atingir) a respeito de alguns termos da proposta e conferir se o problema que pretendemos resolver existe de fato e se nossa solução é algo viável, nesse contexto.


 Almoço:



Mais à noite tivemos a mentoria, momento em que um dos "mentores" (orly?) vem para discutir e analisar a proposta feita. Daí em diante nós escolhemos se vamos ou não seguir o conselho dado, para então concentrar mais no trabalho, que seria apresentado no dia seguinte.


Dessa vez o dia começou com o café da manhã (y coffee break?) e em seguida voltamos ao desenvolvimento do projeto. Foi assim até o horário do almoço e, depois de treinarmos e nos prepararmos para a apresentação, tivemos um tempinho extra para jantar.



A apresentação foi rápida. 5 minutos pra cada grupo + 5 minutos de perguntas e respostas por parte dos editores. Teve muita coisa boa, principalmente se pensarmos que tivemos apenas 2 dias para elaborar tudo isso sem nunca ter feito nada antes parecido! Particularmente, todas as ideias foram muito interessantes, mas eu me apaixonei pela estrutura de apresentação e montagem de um grupo que se encarregou de solucionar desafios da Casa Cláudia. <3

Nosso Grupo

Após um tempinho de apuração, por parte dos editores e responsáveis, finalmente veio o resultado... e sim! Nós fomos escolhidos como "os vencedores" \o/

  Uhuuul!
 
 O que será disso? Eu não faço a mínima ideia. Só sei que amanhã começa meu estágio na Você S/A e estou ansiosíssima para, finalmente, trabalhar em algo do tipo! :3

6 comentários :

  1. Que lindo! =]
    Eu também não gosto de Post-it, os meus sempre somem por aí e acabam grudando em outras coisas como o meu cabelo! Como você disse, sempre bom aprender coisas novas, Way to go, girl!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda <3 Ahaha eu também sempre perco os meus por aí xD è uma bagunça total!

      Excluir
  2. Soon you shall be a mentor yourself , mia amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que foi a primeira coisa que pensei quando falaram "mentores"? xDD

      Excluir
  3. Tuanny esteve aqui. UAHUAHUAHUHA Adorei o Post! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahhuahua bem vinda Tuanny!! Vou aproveitar e fuçar seu link. ahuhuahua xD

      Excluir